O que é concreto protendido

Os elementos estruturais de concreto armado quando solicitado através de carregamentos, entra em processo de deformação, proveniente dos esforços de flexão, e consequentemente ocorre a abertura de fissuras nas regiões tracionadas. A resistência do concreto a tração, representa apenas 10% da resistência à compressão, consequentemente a estrutura de concreto armado perde eficiência estrutural, pois a inércia das peças é reduzida nas regiões de tração.

A tecnologia de protensão corrige esta ineficiência do concreto, aumenta a sua capacidade de resistência à tração com o efeito de compressão exercida pelas cordoalhas de protensão. A aplicação desta técnica é interessante em estruturas com esforços de flexão elevados. O processo permite soluções estruturais com excelente custo-benefício. Trata-se de um processo inteligente e eficaz com baixa necessidade de manutenção ao longo de sua vida útil.
 

Outros benefícios:

  • Grandes vãos;
  • Controle e redução de deformações e da fissuração;
  • Melhor controle da corrosão;
  • Possibilidade de uso em ambientes agressivos;
  • Projetos arquitetônicos convencionais e arrojados, em obras de pequeno, médio e grande porte;
  • Aplicação em peças pré-fabricadas;
  • Recuperação e reforço de estruturas;
  • Lajes mais esbeltas do que as equivalentes em concreto armado. Isso pode reduzir tanto a altura total de um edifício, como o seu peso e, consequentemente, o carregamento das fundações;
  • Redução do número de pilares na estrutura, gerando economia nas fundações;
  • Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
     

Aplicações:

  • Edificações residenciais, comerciais e industriais:
  • Lajes maciças;
  • Lajes nervuradas;
  • Vigas;
  • Lajes radier.
  • Pontes e viadutos:
  • Lajes;
  • Vigas.    

Algumas técnicas de concreto protendido:

Protensão não aderente:

Este processo utiliza cabos engraxados e plastificados, que são passados na estrutura antes da concretagem, posicionados conforme especificação do projetista. Sua posição tem como fator principal combater os momentos fletores, nas situações críticas de tração do concreto. Os cabos são tracionados (tensionados) antes da cura total do concreto, e sua resistência deve atingir especificação do projetista.

O tensionamento dos cabos é realizado com macacos hidráulicos por profissionais especializados.

Atualmente este processo é o mais utilizado, isso devido à facilidade de execução, colocação e posicionamento; permite realizar desvios, como recortes na laje, adequando as exigências impostas pela arquitetura. Pode ser utilizada em lajes, vigas e placas de fundação (radiers). Este processo já é aplicado no EUA desde os anos 60 e introduzida no Brasil em 1996.

 

Cabo de protensão                                       Nicho de protensão                              Macaco para protensão                    Bomba hidráulica

Cabo de protensão

Nicho de protensão

 

 

Protensão com Aderência Inicial

Este processo é utilizado amplamente na produção de elementos pré-fabricados em pistas de protensão. Utiliza-se fios e cordoalhas de aços especiais. Nas pistas de protensão é realizado o tensionamento dos cabos com auxílio de macacos hidráulicos, sendo que as pistas possuem blocos de reações que absorvem as tensões aplicadas pelos macacos hidráulicos. Na etapa seguinte é realizada a concretagem das peças pré-fabricadas de concreto; após o concreto atingir a resistência especificada pelo projetista, as cordoalhas tensionadas (tracionadas) são liberadas. A partir desse instante, através do atrito entre cabo e concreto, as peças de concreto passam a receber as tensões dos cabos.

 

Pista de protensão   

 

Protensão com aderência posterior:

Neste processo, os cabos são envoltos por uma “bainha” onde há a injeção de nata de cimento no interior delas, com auxílio de bombas injetoras. Os cabos são pós-tracionados por meio de macacos hidráulicos, apoiadas nas próprias peças de concreto já endurecidas. Após o tensionamento, os cabos são ancorados por placas de ancoragem com cunhas metálicas.